sábado, 12 de julho de 2014

Mitos acerca do Marxismo


A democracia e o socialismo são incompatíveis?
Os regimes stalinistas na União Soviética, na Europa do leste, na China e em toda parte são um recurso comum de que se lança mão para atacar o Marxismo. Muitas das concepções errôneas acerca do Marxismo de pronto podem ser ligadas claramente ao estabelecimento do primeiro governo operário do mundo - o poder bolchevique. A Revolução de Outubro de 1917 é descrita meramente como um "golpe de estado" e nada se poupa para equiparar o Marxismo aos crimes de Stalin.
Não se pode negar que os regimes stalinistas formavam uma enorme casta burocrática no topo da sociedade e que sob eles havia a ausência dos direitos democráticos básicos. A tais exemplos se recorre para "provar" que socialismo e democracia se tornaram inteiramente incompatíveis.
Um estudo da Revolução Russa revela, no entanto, uma sociedade florescente após o fim da revolução: a descriminalização do homossexualismo e do aborto; introdução da assistência à saúde e à educação; uma economia crescente capaz de saltos gigantescos no campo da ciência e da cultura.
Para ler o texto completo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP