quinta-feira, 17 de julho de 2014

DIÁLOGO DIFÍCIL: Judeus não sabem o que pode e o que não pode ser dito sobre Israel nos EUA

O Embaixadoor dos EUA em Israel, Dan Shapiro (ao centro), em visita a bairro judaico tradicional em Jerusalém

Meses atrás, a jornalista norte-americana Sharon Jacobs recebeu uma mensagem do Centro da Comunidade Judaica (JJC, na sigla em inglês) de Washington, Distrito de Colúmbia, dizendo curiosamente que a entrada dela para o evento de um livro de minha autoria havia sido reembolsada.
O JJC tinha me convidado para falar sobre meu livro de memórias, “What Do You Buy the Children of the Terrorist Who Tried to Kill Your Wife?” (o que comprar para os filhos do terrorista que tentou matar sua mulher?), que trata da minha reconciliação com a família do homem que perpetrou o atentado contra a Universidade Hebraica em 2002, um ataque que feriu minha mulher e matou dois amigos dela. O JCC explicitamente me convidara por causa do foco do livro no poder do diálogo para superar distâncias difíceis.
Mas quando os organizadores ficaram sabendo da minha opinião de que o uso de sanções econômicas pelos palestinos é uma forma legítima de oposição não violenta a Israel, de repente eles não pareciam mais interessados em patrocinar o poder do diálogo. Descobriu-se que o JCC havia discretamente cancelado o evento por conta desse ponto de vista político.
Como professor de estudos judaicos e sionista progressista que tem dedicado sua vida profissional à comunidade judaica, naturalmente fiquei desapontado. Mas logo depois, Sharon Jacobs escreveu um artigo no “Washington Post” criticando a decisão do JCC. Minha caixa de entrada ficou repleta de mensagens de apoio de pessoas e organizações. E algumas das notas mais tocantes eram de pessoas com pontos de vista políticos muito diferentes dos meus. A Martin Luther King Jr. Memorial Library, a organização J Street e o Movimento Paz Agora uniram-se para realizar um evento próprio no final daquele mês, de modo que eu pudesse contar minha história de reconciliação na capital dos Estados Unidos.
Para ler o texto completo de David Harris-Gershon clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP