quarta-feira, 23 de julho de 2014

MÍDIA & PRECONCEITO: O acirramento da rivalidade Brasil-Argentina


A Copa do Mundo deste ano comprovou o acirramento da rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol, acredita Ronaldo George Helal, sociólogo e professor de comunicação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Uma mudança de comportamento que acontece já há alguns anos.
Com pós-doutorado voltado à rivalidade futebolística entre as duas torcidas e a sua cobertura jornalística, Helal confessou, em entrevista à Folha, preocupação com a aparição de manifestações de intolerância no que antes era apenas brincadeira.
Isso pode não soar bem aos ouvidos dos brasileiros, mas ele acredita que os argentinos começaram a perceber o que os seus vizinhos já diziam sobre eles há muito tempo. “Começaram a revidar”, constata.
Helal popularizou no Brasil a frase de Walter Vargas, um dos fundadores do diário esportivoOlé, de Buenos Aires: “Os brasileiros amam odiar os argentinos. Os argentinos odeiam amar os brasileiros.” O professor acredita que isso mudou. “Os argentinos agora já estão amando nos odiar também.”
Para ler o texto completo de Alex Sabino clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP