Mostrando postagens com marcador narcisismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador narcisismo. Mostrar todas as postagens

domingo, 8 de fevereiro de 2015

A marca do narcisismo: selfie como estratégia de marketing

Nem a gata resiste

Os modismos, se não forem reinventados, morrem. E esse parece ser o espírito do onipresente “selfie”: em casa, na praia, nas reuniões, nas férias e agora no marketing.
Em janeiro, na conferência da Associação Nacional de Executivos de Programas de Televisão (NATPE 2015), nos Estados Unidos, a produtora norte-americana Dori Media apresentou o “The Selfie Challenge”, um formato de programa para TV. O “Desafio do Selfie” é o projeto de um reality show que segue dois grupos de amigos que percorrem diferentes lugares no mundo, competindo entre si com selfies enviadas em tempo real. Com o passar dos episódios, os desafios se complicam até chegar ao vencedor.
“Como fenômeno, o selfie explodiu em 2014, com a foto que a comediante norte-americana Ellen DeGeneres fez durante a cerimônia do Oscar. O sucesso desse formato estético se baseia na necessidade de aprovação que nós temos: ele nasceu para obter curtidas nas redes sociais, apesar de agora seu uso ter se transformado em uma ferramenta de posicionamento para muitas marcas”, analisou Paola de Caro, sócia da agência criativa argentina Cuko, que utilizou o selfie como recurso de marketing para reposicionar a marca de um hotel em Punta del Este. “Esta é a linguagem que as pessoas usam para contar sobre suas férias”, explica De Caro.
Para ler o texto completo de Florencia Guerrero clique aqui

domingo, 28 de julho de 2013

Sobre mim mesmo

Não é de hoje que o narcisismo tem má reputação. A depreciação dessa característica remonta pelo menos à antiga mitologia grega. Uma das narrativas desse velho mundo conta que o belo caçador Narciso (que, sem dúvida, ficaria bem satisfeito com sua atual fama) observou seu próprio reflexo na água e se apaixonou profundamente. O rapaz ficou tão impressionado com a imagem de si mesmo que morreu olhando para ela. Para a psicanálise, trata-se de um aspecto fundamental para a constituição do sujeito. Um tanto de amor por si é necessário para confirmar e sustentar a autoestima, mas o exagero é sinal de fixação numa identificação vivida na infância. A ilusão de que o mundo gira ao nosso redor é decisiva durante a infância, mas para o desenvolvimento saudável é necessário que se dissipe, conforme enfrentamos frustrações e descobrimos que não ser o centro do universo tem suas vantagens. Afinal, ser “tudo” para alguém (como acreditamos, ainda bem pequenos, ser para nossa mãe) é um fardo pesado demais para qualquer um. Alguns, no entanto, se iludem com o fascínio do papel e passam sua vida almejando o modelo inatingível de perfeição.
Para ler o texto completo de Scott O. Lilienfeld e Hal Arkowitz clique aqui


sábado, 24 de março de 2012

O que é narcisismo?

Muitas vezes a palavra “narcisismo” é utilizada no senso comum de maneira pejorativa, para designar um excesso de apreço por si mesmo. Para a psicanálise, trata se de um aspecto fundamental para a constituição do sujeito. Um tanto de amor por si é necessário para confirmar e sustentar a autoestima, mas o exagero é sinal de fixação numa identificação vivida na infância.
A ilusão infantil de que o mundo gira ao nosso redor é decisiva nessa fase, mas para o desenvolvimento saudável é necessário que se dissipe, conforme deparamos com frustrações e descobrimos que não ser o centro do universo tem suas vantagens. Afinal, ser “tudo” para alguém (como acreditamos, ainda bem pequenos, ser para nossa mãe) é um fardo pesado demais para qualquer pessoa. Alguns, no entanto, se iludem com o fascínio do papel e passam sua vida almejando o modelo inatingível de perfeição. Pra ler o texto completo de Maria Laurinda Ribeiro de Souza clique aqui

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP