Irã: o lado que a velha mídia não mostra
Muitas pessoas têm a mesma imagem do Irã, cercado por opressão, violência, mulheres cobertas, manifestações e religião conservadora. Pois a visão do talentoso e sensível fotógrafo iraniano Hossein Fatemi é outra, e com razão. Em sua série de fotos chamadaUma Viagem Iraniana, ele registra o cotidiano e os pequenos prazeres dessas pessoas, que são tão “normais” quanto nós – se é que se cabe tal termo.
Os contrastes que existem no país parecem muito mais fortes quando só conhecemos seu pior lado. As imagens revelam momentos divertidos, descontraídos, rotineiros, mesmo que por trás das portas, nos fazendo refletir sobre a diversidade com um certo vislumbre e surpresa.
O fotógrafo confessa, porém, que foram difíceis fazer as imagens dessa espécie de liberdade privada, pois muitos desses ambientes só permitiam mulheres, fazendo com que ele ficasse meses tentando. Algumas pessoas se negaram a mostrar o rosto, enquanto outras cancelaram o compromisso com ele por conta do receio de perderem seus empregos.
Mas a missão de Fatemi não deixa de estar cumprida, já que ele será o grande responsável por registrar a outra face do Irã, país tão multifacetado quanto tantos outros.
Para ver as fotos de Hossein Fatemi clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário