Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
A Internet e as tecnologias
digitais fizeram emergir um novo paradigma social, descrito por alguns autores,
como sociedade da informação ou sociedade em rede alicerçada no poder da
informação (Castells, 2003), sociedade do conhecimento (Hargreaves, 2003) ou
sociedade da aprendizagem (Pozo, 2004). Um mundo onde o fluxo de informações é
intenso, em permanente mudança, e “onde o conhecimento é um recurso flexível,
fluido, sempre em expansão e em mudança” (Hargreaves, 2003, p. 33). Um mundo
desterritorializado, onde não existem barreiras de tempo e de espaço para que
as pessoas se comuniquem. Uma nova era que oferece múltiplas possibilidades de
aprender, em que o espaço físico da escola, tão proeminente em outras décadas,
neste novo paradigma, deixa de ser o local exclusivo para a construção do
conhecimento e preparação do cidadão para a vida ativa.
O desafio imposto à escola por
esta nova sociedade é imenso; o que se lhe pede é que seja capaz de desenvolver
nos estudantes competências para participar e interagir num mundo global,
altamente competitivo que valoriza o ser-se flexível, criativo, capaz de
encontrar soluções inovadoras para os problemas de amanhã, ou seja, a capacidade
de compreendermos que a aprendizagem não é um processo estático mas algo que
deve acontecer ao longo de toda a vida.
Para ler o texto completo de Clara
Coutinho e Eliana Lisboa clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário