FUTEBOL É COISA DE COMUNISTA
Sócrates, de costas, na final do Campeonato Paulista de 1983: socialista e craque da Democracia Corinthiana
Não, não sou eu quem está dizendo isso: é a amalucada direita norte-americana, eterna fonte de inspiração da direita tupiniquim e de risadas para nós. Mais de 20 anos após a queda do muro de Berlim, parece não haver fim para a paranoia anticomunista nos Estados Unidos, e o futebol não poderia ficar de fora – sinal de que o velho e bom socialismo ainda incomoda muita gente, até na maior nação capitalista do planeta.
Mas veja se não é hilário. Os direitistas gringos apontam inclusive a razão pela qual o esporte não faz sucesso nos EUA, ao contrário do mundo inteiro: porque “soccer” é praticamente sinônimo de socialismo! E você que achava que aquela grana toda que ganha o Neymar era puro capitalismo… Sigam o “raciocínio”:
– Futebol é um esporte coletivo e todos no time são estimulados a agir como grupo, não como indivíduos. Ahá, típico!
– Futebol é o único esporte que é jogado com os pés em vez das mãos. (Não entendo bem qual a relação com o socialismo, mas OK).
– Futebol é o único esporte com um grande número de torcedores proletários que costumam destruir a propriedade privada quando seus times perdem (o preconceito de classe não poderia faltar, claro).
– Futebol é o único esporte que pode terminar sem vencedores e perdedores. Quer algo mais socialista do que isto?
– Por último: a taça FIFA é igualzinha ao Emmy, e todo mundo sabe que Hollywood é socialista (ahn?).
Para ler o texto completo de Cynara Menezes clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário