O Brasil verdadeiro à altura de homem no IndieLisboa
Ambos já tinham estado em Portugal com curtas-metragens, cada um
para seu lado: Renata Pinheiro no IndieLisboa em 2012 com Praça Walt Disney (onde recebeu o Prémio Especial do
Júri), Sérgio Oliveira em 2013 no Curtas Vila do Conde com O Ouvido de Vinicius. Casal na
vida real e no trabalho, enquanto sócios da produtora pernambucana Aroma
Filmes, Renata e Sérgio regressaram a Lisboa, desta vez juntos, para mostrarem
um dos melhores filmes do concurso internacional do IndieLisboa 2014.
Amor,
Plástico e Barulho é a primeira longa de ficção de Renata depois de vários
projectos multimedia, curtas e documentários, escrita a meias com Sérgio: um
drama ambientado no mundo da música “brega”, espécie de “pimba” local, mas que
evita habilmente todos os lugares-comuns do filme de show-business. É mais uma amostra de
um cinema brasileiro produzido fora dos centros tradicionais paulista e
carioca, apostado em descobrir outros percursos que, aos poucos, começa a furar
a barreira da telenovela e do tropicalismo e a merecer exposição deste lado do
Atlântico, com o excelente O
Som ao Redor (2012) de Kleber Mendonça Filho como
“ponta-de-lança” dessa visibilidade. Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira são
“conterrâneos” de Kleber, baseados na cidade pernambucana do Recife, e foi por
aí que começou uma curta conversa nos sofás da Culturgest.
Para ler o texto completo de Jorge Mourinha clique aqui
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