A produtividade no ensino: avaliar ou contar?
Partirei de uma premissa básica: a educação como um todo – da doméstica à superior – cumpre uma função social. Por função social pretendo significar simplesmente o desempenho de um papel constitutivo para uma forma de vida em sociedade. Meu ponto de partida é, portanto, que o processo educativo desempenha um papel fundamental – essencial, se quiserem, num não-técnico do termo – no desenho, na perpetuação e na transformação da vida em comunidades humanas.
Essa definição permite, penso, avançar mais dois passos: 1. A educação deve ser pensada a partir de uma concepção determinada de vida em sociedade; 2. Quem trabalha com educação ou sobre ela reflete tem um dever de responsabilidade para com uma comunidade. A noção de responsabilidade é aqui usada em seu sentido mais básico, etimológico, no sentido de capacidade (ou obrigação) de dar uma resposta.
Essa definição permite, penso, avançar mais dois passos: 1. A educação deve ser pensada a partir de uma concepção determinada de vida em sociedade; 2. Quem trabalha com educação ou sobre ela reflete tem um dever de responsabilidade para com uma comunidade. A noção de responsabilidade é aqui usada em seu sentido mais básico, etimológico, no sentido de capacidade (ou obrigação) de dar uma resposta.
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