sábado, 6 de julho de 2024

"Minha cabeça estremece..." - Herberto Helder


 


Minha cabeça estremece...




Minha cabeça estremece com todo o esquecimento


Eu procuro dizer como tudo é outra coisa.


Falo, penso.


Sonho sobre os tremendos ossos dos pés.


É sempre outra coisa, uma


só coisa coberta de nomes.


E a morte passa de boca em boca


com a leve saliva,


com o terror que há sempre


no fundo informulado de uma vida.


Sei que os campos imaginam as suas


próprias rosas.


As pessoas imaginam os seus próprios campos


de rosas. E às vezes estou na frente dos campos


como se morresse;


outras, como se agora somente


eu pudesse acordar.


Por vezes tudo se ilumina.


Por vezes canta e sangra.


Eu digo que ninguém se perdoa no tempo.


Que a loucura tem espinhos como uma garganta.


Eu digo: roda ao longe o outono,


e o que é o outono?


As pálpebras batem contra o grande dia masculino


do pensamento.


Deito coisas vivas e mortas no espírito da obra.


Minha vida extasia-se como uma câmara de tochas.


 


Herberto Helder



Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP