segunda-feira, 29 de julho de 2024

Navegando pelo cinema



7ª Mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” – Mostra Matinê e Raízes


Acontece entre os dias 24 e 28 de julho, a sétima edição da Mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia) com foco principal na exibição de curtas-metragens dirigidos por mulheres e pessoas não binárias. Além da exibição dos filmes que acontecem no período da tarde e noite, no período matutino haverá atividades formativas no Espaço Subúrbio 360, tudo de forma gratuita. Durante a cabine de imprensa online que aconteceu antecipadamente, foram exibidos alguns filmes da mostra competitiva, alguns levam destaque pela qualidade e destreza das realizadoras e outros com ideias e talentos a serem lapidados um pouco mais. Fato é que é possível perceber um grande volume de produções audiovisuais sendo desenvolvidas por mulheres e pessoas não-binárias em todo o Brasil, reforçando a necessidade e apoio a iniciativas positivas de construção de espaço no audiovisual brasileiro. Para ler o texto de Alan Alves clique aqui







  Mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” - Mostra Luas



Esta é a segunda parte da cobertura da Mostra “Lugar de Mulher é no Cinema”. A mostra Luas se concentra na curadoria de obras mais adultas, com temas mais sensíveis e de impacto social. Para ler o texto de Alan Alves clique aqui






Road movie imigrante



Não resta dúvida de que o empenho documental de Jakob Krese e Danilo do Carmo é excepcional em "Lo que Queda en el Camino". Acompanhar a incrível jornada de Lilian, seus quatro filhos e um quinto em gestação na tentativa de alcançar a fronteira do México com os EUA desde a Guatemala, mantendo a qualidade das imagens e do som, foi certamente uma façanha. Para  ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui






O Mal Não Existe”, de Ryūsuke Hamaguchi, é um drama contemplativo e poderoso


Em Mizubiki, uma comunidade rural perto de Tóquio, vivem Takumi (Hitoshi Omika) e sua pequena filha Hana (Ryo Nishikawa). Cada cena desse universo é filmada em ritmo lento, como se entrássemos aos poucos no universo do protagonista: cortar lenhas, recolher a água pura da fonte, buscar (ou esquecer de buscar) a filha na escola, tudo é acompanhado pela câmera de Ryūsuke Hamaguchi com certa distância, como se acompanhássemos tudo pela perspectiva da natureza. Em “O Mal Não Existe” (“Aku wa sonzai shinai”, 2023) a natureza ocupa papel central e é sobre as relações desse cenário com o homem que se desdobra o novo longa do diretor japonês premiado em 2022 com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, pelo excelente “Drive My Car”. Para ler o texto de Renan Guerra clique aqui


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