O Pedagógico em "O Jardim Do Outro Homem", de Sol de Carvalho
O cinema
sobre a África, principalmente a subsaariana, é inicialmente, instrumento das
políticas colonizadoras europeias para o continente africano e durou até o
início das lutas anticolonialistas, que tiveram início nos anos 1950. Assim
como Tarzan, outros filmes criados por cineastas europeus e americanos foram
durante grande parte do século XX instrumentos para subalternizar o povo
africano e justificar as políticas colonizadoras e imperialistas na África. Em
Moçambique, o primeiro longa-metragem, Mueda, memória e massacre,
de 1979, foi realizado pelo cineasta Ruy Guerra, e é um marco importante para o
cinema do país. O presente trabalho tem por objeto fazer um estudo sobre o
filme O jardim de outro homem, do cineasta moçambicano Sol de
Carvalho, a partir do conceito de cinema pedagógico e da verificação do modo
pelo qual o diretor organiza a ação dramática, a progressão narrativa, o
suspense e o diálogo de personagens.
Para ler
o texto completo de Alberto Gomes de Oliveira, Katia
Avelar e Maria Geralda de Miranda clique aqui
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