Uma relação de interesses comuns e conflitos
José Sérgio Fonseca de Carvalho é professor de Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP) e atua nos programas de graduação e pós-graduação dessa instituição. “Tenho trabalhado, nos últimos oito anos, com a intersecção entre educação e o pensamento ético e político de Hannah Arendt. Minhas pesquisas atuais centram-se especificamente nas questões ligadas ao lugar da autoridade nas relações educativas e aos vínculos entre a cultura escolar e a formação ética”, conta.
Nesta entrevista, ele analisa as relações entre a família e a escola na atualidade, especialmente no ensino médio, e defende que cada parte deve cumprir o seu papel. “O que importa é que a escola assuma a responsabilidade pelo aluno e que os pais o façam pelo filho. Uma instituição não substitui a outra, nem pode condicionar seu dever de educar à atuação da outra”, afirma.
Nesta entrevista, ele analisa as relações entre a família e a escola na atualidade, especialmente no ensino médio, e defende que cada parte deve cumprir o seu papel. “O que importa é que a escola assuma a responsabilidade pelo aluno e que os pais o façam pelo filho. Uma instituição não substitui a outra, nem pode condicionar seu dever de educar à atuação da outra”, afirma.
Para ler a entrevista de José Sérgio Fonseca de Carvalho clique aqui
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