É preciso reinventar a escola/Entrevista com BERNARD CHARLOT
Charlot tem-se dedicado a investigar a relação com o saber. Um de seus livros, Os jovens e o saber: perspectivas mundiais, publicado pelo Grupo A, estendeu seu trabalho sobre a relação com o saber a uma perspectiva internacional, com pesquisas em quatro países bem diferentes: França, Brasil, República Tcheca e Tunísia. A apresentação dos resultados aborda o polo antropológico — aprender é inserir-se em um mundo humano e, nas camadas populares, sobreviver em um mundo difícil — e o polo didático — aprender é ser confrontado com objetos de saber específicos.
Atualmente, Bernard Charlot é professor visitante nacional sênior (bolsa Capes) na Universidade Federal de Sergipe (UFS — campus de Laranjeiras, Núcleos de Dança e Teatro). Também na UFS, é membro dos cursos de pós-graduação em Educação (NPGED) e em ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA). É ainda professor titular emérito da Universidade Paris 8 e professor catedrático convidado da Universidade do Porto (Portugal). A entrevista a seguir apresenta alguns tópicos acerca do que ele pensa sobre a relação dos estudantes de ensino médio com o saber.
Para ler a entrevista de Bernard Charlot clique aqui
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