quinta-feira, 18 de abril de 2024

"De: Um Amante da Palestina" - Mahmoud Darwish

 



De: Um Amante da Palestina




Ontem vi você no porto;


Você era um viajante solitário, sem provisões.


Corri até você como um órfão


Pedindo a sabedoria de nossos pais:


"Por que o laranjal verde -


Arrastado para a prisão e para o porto,


E apesar de suas viagens,


apesar do cheiro de sal e de saudade -


Por que sempre permanece verde?"


E escrevi no meu diário:


“Adoro a laranja, mas odeio o porto”.


Fiquei no porto


E observei o mundo com olhos de inverno.


Só a casca da laranja é nossa.


Atrás de mim estava o deserto.


Eu vi você em montanhas cobertas de sarças;


Você era uma pastora sem ovelhas,


Perseguida entre as ruínas.


Você era meu jardim


Quando eu estava longe de casa.


Eu bateria na porta, no meu coração,


Pois no meu coração


coloque portas e janelas, cimento e pedras.

Eu te vi em poços de água


E em celeiros quebrados.


Já vi você em barcos navegando em mesas.


Eu vi você em raios de lágrimas e feridas.


Você é um puro sopro de vida;


Você é a voz dos meus lábios;


Você é água... Você é fogo.




Eu vi você na entrada da caverna,


Secando seus trapos de órfão numa corda.


Eu te vi nas lojas e nas ruas,


Nos estábulos e nos poros do sol.


Eu vi você em canções de órfãos e miseráveis.


Eu vi você no sal e na areia.


Sua beleza era de terra, crianças e jasmim.


Juro


tecer um véu de meus desejos


E bordá-lo com versos para seus olhos


E com um nome que,


Quando regado com um coração


Que se derreteu com seu amor,


Faria com que as árvores voltassem a verdejar.


Escreverei uma frase mais cara que mártires e beijos:


“Palestina ela foi e ainda é!”




Numa noite de tempestade abriu uma janela


e vi uma lua mutilada.


Eu disse à noite: "Vá


além da cerca das trevas!


Tenho um encontro marcado com luz e palavras."


Você é meu jardim virginal


Enquanto nossas canções


São espadas quando as desembainhamos.


Você é fiel como a semente


Enquanto nossas canções


Nutrirem a terra...


Você é uma palmeira na mente,


Não derrubada nem pelo vento nem pelo machado do lenhador.


Suas tranças foram poupadas


Por feras do deserto e das florestas.




Mas eu sou o exilado.


Sele-me com seus olhos.


Leve-me onde você estiver -


Leve-me onde quer que você seja.


Restaura-me a cor do rosto


E o calor do corpo,


A luz do coração e dos olhos,


O sal do pão e do ritmo,


O sabor da terra... da Pátria.


Proteja-me com seus olhos.


Leve-me como uma relíquia da mansão da tristeza;


Tome-me como um verso da minha tragédia;


Leve-me como um brinquedo, um tijolo de casa


Para que nossos filhos se lembrem de voltar.




Os olhos dela são palestinos;


O nome dela é palestino;


Seus sonhos e tristezas;


Seu véu, seus pés e corpo;


Suas palavras e silêncio são palestinos;


Seu nascimento... sua morte.



 

Mahmoud Darwish



Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP