quarta-feira, 17 de abril de 2024

Navegando pelo cinema





 "Dias perfeitos"




Ainda sob os efeitos do belo filme de Wim Wenders, as impressões vão se desdobrando, as associações acontecendo. O paradoxo que se apresenta já na saída. A vida de Harayama, o faxineiro dos banheiros públicos de Tóquio, vida repetitiva, trabalho constante de limpeza dos restos, do lixo e do nojo (nosso, não dele) em limpar o tempo todo o banheiro dos outros, justo o banheiro público que no mais das vezes é um lugar atirado, coisa pelo chão, restos das ressacas e da falta de papel, do molhado na frente dos vasos, dos entupimentos, e tudo o mais. Ao mesmo tempo a experiência do viver, da poesia, da lírica nos gestos, nas expressões, na canção desde "The house of the rising sun" até o calor da voz de Nina Simone em "Feeling good". Tocar na beleza da vida, fazer esse reconhecimento, mesmo que fugaz. É o paradoxal que faz o enigma e a chegada ao espectador: algo se transmite do ato criador quando estamos diante da arte. Arte na vida. Para ler o texto de Lucia Serrano Pereira clique aqui







 Banquete diletante




Diante das notícias sobre a fome em Gaza, achei difícil me sintonizar com "O Sabor da Vida" ("La Passion de Dodin Bouffant"). Filme puramente diletante, sem a mais vaga conotação social, pretende narrar a história de amor entre um gourmet refinadíssimo de fins do século XIX e a cozinheira que trabalhava para ele há 20 anos. No decurso desse tempo, eles dividiram a mesa e a cama sem consolidar uma relação de casal. Até porque, como todos os personagens do filme, eles parecem viver somente em função de comer bem e ver os outros comerem. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui









"Great Yarmouth: Provisional Figures": o vampirismo do corredor de longa distância




Ver o mais recente filme de Marco Martins é, como acontece com todo o grande cinema sujo do grão digital e dos heróis do proletariado global, olhar. Já estive perante as suas imagens em duas ocasiões diferentes e, em ambas, vi a apoderar-se de mim aquele martelante ensaio de John Berger «Why Look at Animals», que sempre no tom sussurrante da verdade, gentil porque sábio e porque sábio então gentil, nos conta como não olhamos os animais e, em conclusão, como eles já não conseguem também olhar para nós. Para ler o texto de Susana Bessa clique aqui


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