quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Encontros entre literatura e cinema e pensamentos: artes da existência na produção curricular


Este trabalho discute as relações diferenciais disparadas pelos diversos encontros entre imagens e pensamentos na produção do currículo escolar. O objetivo é pensar nos devires que emergem no encontro da criança e do professor com o “outro” de seu pensamento. Busca cartografar a potência desestabilizadora das imagens que ilustram livros de literatura infantil e/ou de imagens cinematográficas, na tentativa de tecer linhas de fuga dos modelos recognitivos para o aprender, o ensinar e o constituir-se, provocando processos de produção de conhecimentos e de vida mais sensíveis nas escolas. Para tanto, mobiliza o encontro das crianças com as imagens da história “O Pequeno Príncipe” e o encontro dos professores com o filme “O balão vermelho”. Como intercessores teóricos, as autoras tomam as contribuições de Corazza (2008) ao problematizar o devir-docência; de Deleuze (2006) ao debater sobre o pensamento não dogmático; de Foucault (2006) ao explicitar a ética e estética da existência; e de Rolnik (2007) ao falar de dar língua aos afetos. Em relação aos encontros produzidos entre imagens e pensamentos, não interessa a promoção de um modelo de ensino ou de aprendizagem, ou um modo de ser e estar criança e/ou professor e professora nas escolas. Importou entender o que, nesses encontros, tem-se produzido de novo. E em que sentido a relação entre imagens e pensamentos tem afetado o movimento do pensamento na produção do currículo escolar.
Para ler o texto completo de Dulcimar Pereira & Larissa Ferreira Rodrigues Gomes clique aqui

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