Entre ser "a pessoa mais importante do lugar" e "apenas um professor"
Neste artigo, discutimos a
influência do contexto sociocultural em que a escola está inserida para a
percepção de valorização docente conforme a narrativa de uma professora do
ensino fundamental I. As reflexões ora apresentadas desenvolveram-se durante
uma pesquisa que procurou investigar a valorização docente na narrativa de uma
professora dos anos iniciais do ensino fundamental, que atua na rede municipal
da cidade de Mariana, Minas Gerais. Como procedimentos metodológicos,
desenvolvemos um levantamento bibliográfico acerca da valorização docente para
compreendermos como a questão tem sido discutida pela literatura da área e
contemplada pela legislação. Além disso, realizamos a entrevista narrativa,
cujos achados evidenciaram que a valorização docente ultrapassa a dimensão
objetiva (condições de trabalho e carreira, formação e remuneração),
privilegiada nos estudos do campo. A pesquisa demonstrou a importância da
dimensão subjetiva para a valorização, incluindo assim, as interações humanas
vivenciadas no exercício da profissão e a percepção de reconhecimento social.
Nesta direção, apresentamos os fatos mais marcantes da trajetória profissional
da professora pesquisada e analisamos as suas percepções acerca do exercício da
docência em uma escola do campo e em uma escola da periferia da cidade de
Mariana-MG, procurando compreender como o contexto sociocultural influencia a
percepção de valorização docente. Para ler o texto de Valdete Aparecida
Fernandes Moutinho Gomes, Célia Maria Fernandes Nunes e Karla Cunha Pádua
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