segunda-feira, 6 de abril de 2015

BRASIL: Ministro quer universidades federais mais engajadas no ensino básico


O professor de ética e filosofia política Renato Janine Ribeiro chega ao Ministério da Educação (MEC) com forte apoio na academia e fora dela, mas sob enorme restrição orçamentária. Sem dúvida é um momento difícil , diz. Este ano vai exigir muita paciência.
Apesar disso, ele pretende cumprir a promessa da presidente Dilma Rousseff de construir 6.000 creches no país nos próximos quatro anos, assim que a economia voltar a crescer. Precisamos pegar essas crianças e colocar no mundo da escola, não o mundo da rua.
Repetindo, como diz, todos os seus antecessores nos últimos 20 anos, Janine diz que a maior prioridade é a educação básica (ensinos fundamental e médio). Para dar o salto de qualidade que lhe falta, seu plano é engajar mais as universidades federais e seus estudantes na tarefa, inclusive com recurso ao ensino à distância.
Um dos principais instrumentos do MEC são as universidades federais , afirma. A educação pode ter os seus 18% [das receitas de impostos da União] garantidos pela Constituição, mas uma parcela enorme disso vai para as federais.
Para ler  a entrevista de Renato Janine Ribeiro clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP