O cinema latino-americano e o mercado de cinema no mundo
Qualquer análise sobre o cinema latino-americano nos dias atuais não pode prescindir de um olhar sobre o mercado global e também sobre a vertiginosa transformação do modelo de negócio que o setor vem vivendo nos últimos cinco anos.
Como ponto de partida, cabe observar que o cinema que chega às salas de exibição significa uma arrecadação de 35,9 bilhões de dólares* em todo o mundo. E é notável que o jogo de mercado tenha feito a balança progredir paulatinamente para outros vetores. O mercado dos Estados Unidos e Canadá significa 10,9 bilhões de dólares em faturamento e o restante do mundo, 25 bilhões de dólares.
Nesse cenário, o mercado chamado de “Ásia e Pacífico” já significa um faturamento de 11,1 bilhões, ultrapassando o mercado americano e canadense e o mercado europeu, que somado ao Oriente Médio e África se iguala ao da América do Norte com 10,9 bilhões de rendimento bruto.
Já a América Latina (AL) representa um faturamento de 3 bilhões de dólares, inferior ao faturamento da China, que é de 3,6 bilhões, sendo esse o mercado que mais cresceu entre 2012 e 2013, com 27% de aumento na afluência às salas.
Para ler o texto completo de Beto Rodrigues clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário