sábado, 29 de março de 2014

Resposta ao artigo "Desafios do Feminismo"

[A autora deste texto escreveu para a Folha de S.Paulo sobre artigo de Helio Schwartsman, “Desafios do feminismo”, publicado em 14/03/2014. Não obteve resposta.]
Caríssimo Helio,
O senhor resolveu se apropriar do lugar de fala das mulheres que há anos militam nas diversas frentes feministas sem o mínimo de esforço de estudá-las antes de falar por nós quais são os nossos desafios. Exatamente na sua atitude é que se encontra um dos maiores desafios do feminismo atual: homens falando por nós o que queremos e como devemos atingir nossos objetivos. Muito obrigada pela sua opinião, mas ela está completamente distante da realidade sobre a qual debatemos e intervimos.
O senhor afirma que “Se restam mecanismos discriminatórios, são todos favoráveis à mulher como a dispensa do serviço militar obrigatório e a aposentadoria precoce.” Acreditamos que o serviço militar não deveria ser obrigatório para ninguém. No entanto, as próprias concepções relacionadas à masculinidade (força, coragem, valentia, agressividade, lógica) que os colocam em posição de serem escolhidos para morrer por uma instituição falida. Temos 17 estupros por dia apenas no Rio de Janeiro, sabemos que uma em cada quatro mulheres sofrerá abuso sexual antes dos 18 anos em suas vidas e, “só” por isso, não poderemos lutar pela causa de vocês. A aposentadoria precoce se dá também pelo fato da sociedade patriarcal ter construído o homem como o provedor e pelo fato de as mulheres terem dupla jornada de trabalho graças à não divisão do trabalho doméstico. O machismo também é ruim para os senhores: Bem-vindo à luta.
Para ler o texto completo de Mayara Davy Bello de Freitas clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP