sábado, 3 de fevereiro de 2024

Novidade editorial CLACSO

 


 
 
 
Apresentamos a nova coleção Avaliação em Contexto, que reúne uma série de reflexões sobre práticas de avaliação, localizadas em diversos ambientes acadêmico-institucionais e sociais da América Latina e do Caribe, e busca fortalecer uma cultura acadêmica e de pesquisa de qualidade, mais equitativa e diversificado e socialmente relevante, alinhado com a ciência aberta e o benefício coletivo.

Os dois primeiros volumes desta coleção já estão disponíveis em nossa livraria para download gratuito. Cenários atuais do ensino superior, de Francisco López Segrera, expressa uma análise crítica sobre o estado do ensino superior na região, especialmente após a pandemia de covid-19. A avaliação acadêmica situada e relevante, coordenada por Laura Rovelli e Pablo Vommaro, reúne as diversas contribuições produzidas no âmbito do Terceiro Seminário Internacional CLACSO-FOLEC sobre avaliação acadêmica, ciência aberta e circulação de conhecimento na região.


 
 
Este novo livro, da biblioteca Que se pinte de pueblo, projeto em colaboração com IEC-CONADU, analisa as bases do projeto de ciência aberta ao mesmo tempo que levanta questões sobre a participação das ciências sociais e humanas no referido projeto, bem como como bem como o lugar da América Latina na oportunidade de desenvolver ciência aberta não comercial gerida pela comunidade acadêmica. Também levanta a necessidade de estabelecer sistemas mais democráticos de governação e gestão de processos de investigação abertos. Da mesma forma, apoia a importância de refletir sobre os desafios e oportunidades da investigação nas ciências sociais e humanas do ponto de vista da responsabilização e da possibilidade de complementar estes modelos para que sejam mais justos e democráticos.
 

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP