quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Mar Vilaseca, Emmet Cohen, Yotam Silberstein, Russell Hall e Winard Harper: "Chega de Saudade"




O Jazz através da Bossa Nova. Não se riam: foi assim que eu comecei, praticamente. Era o tempo da descoberta do João Gilberto, depois o Jobim, seu pai e mais tarde (já entretanto latente) o Jazz. Tentarei dar-vos mais uma oportunidade. Vale a pena, vão ver. Nada como um tema musical bem conhecido de toda a gente (mas mesmo bem conhecido, atenção, com a primeira parte em menor e a segunda em maior, essas coisas…) em que a rapariga lá canta, lá faz a sua discreta obrigação e se retira, também discretamente, pela esquerda baixa…E é aí que tudo maravilhosamente se complica! Eu – com toda a sinceridade – não sei se me maravilhe mais com o excelente guitarrista, se a seguir com o sempre eficaz e competente piano. Estava eu nesta honesta e compreensível hesitação, quando de repente apareceu o contrabaixo! Fiquei logo a saber o que mais me viria a surpreender – uma coisa absolutamente impossível de performance, de perfeição, sem qualquer desprimor (evidentemente) para os outros. A rapariga, coitadinha, lá regressou, lá cantarolou e lá fez uma gracinha de improviso, que nada teve de surpreendente, pois limitava-se no final a pretender fazer um scatzinho da treta e apenas desse mesmo final, repetindo exaustivamente que “pretendia acabar com esse negócio de você viver sem ela”, uma coisa quase sem sentido… Veem como foi fácil? Basta o espectador/ouvinte trautear (em silêncio ou de viva voz) a conhecida composição para tudo se tornar fácil, acessível e gratificante. Pelo menos comigo é assim, há anos. E anos. E anos.



Carlos Reis (08/02/2024)



Para assistir à interpretação de "Chega de Saudade" pelo grupo Mar Vilaseca (vocal), Emmet Cohen (Piano), Yotam Silberstein (Guitarra), Russell Hall (Baixo) e Winard Harper (Bateria) clique no vídeo aqui


 

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP