Mar Vilaseca, Emmet Cohen, Yotam Silberstein, Russell Hall e Winard Harper: "Chega de Saudade"
O Jazz através da
Bossa Nova. Não se riam: foi assim que eu comecei, praticamente. Era o tempo da
descoberta do João Gilberto, depois o Jobim, seu pai e mais tarde (já
entretanto latente) o Jazz. Tentarei dar-vos mais uma oportunidade. Vale a
pena, vão ver. Nada como um tema musical bem conhecido de toda a gente (mas
mesmo bem conhecido, atenção, com a primeira parte em menor e a segunda em
maior, essas coisas…) em que a rapariga lá canta, lá faz a sua discreta
obrigação e se retira, também discretamente, pela esquerda baixa…E é aí que
tudo maravilhosamente se complica! Eu – com toda a sinceridade – não sei se me
maravilhe mais com o excelente guitarrista, se a seguir com o sempre eficaz e
competente piano. Estava eu nesta honesta e compreensível hesitação, quando de
repente apareceu o contrabaixo! Fiquei logo a saber o que mais me viria a
surpreender – uma coisa absolutamente impossível de performance, de
perfeição, sem qualquer desprimor (evidentemente) para os outros. A rapariga,
coitadinha, lá regressou, lá cantarolou e lá fez uma gracinha de improviso, que
nada teve de surpreendente, pois limitava-se no final a pretender fazer um scatzinho
da treta e apenas desse mesmo final, repetindo exaustivamente que “pretendia
acabar com esse negócio de você viver sem ela”, uma coisa quase sem sentido…
Veem como foi fácil? Basta o espectador/ouvinte trautear (em silêncio ou de
viva voz) a conhecida composição para tudo se tornar fácil, acessível e
gratificante. Pelo menos comigo é assim, há anos. E anos. E anos.
Carlos Reis (08/02/2024)
Para assistir à interpretação de "Chega de Saudade" pelo grupo Mar Vilaseca (vocal), Emmet Cohen (Piano), Yotam Silberstein (Guitarra), Russell Hall (Baixo) e Winard Harper (Bateria) clique no vídeo aqui
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