quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil"


Um exercício instigante no campo educacional será o de tentar aprofundar o conhecimento da história, incorporando numa relação dialética as mútuas influências entre povos que afastados pela geografia, se mantêm próximos pela cultura. É esse o caso de Moçambique e do Brasil. Para promover e tornar visíveis essas mútuas influências importa procurar realizar estudos numa perspectiva comparada reescrevendo o passado e o presente dessas duas realidades culturais. Nesta caminhada adentraremos o universo poético de Moçambique e Brasil e, a partir dele, partiremos para uma reflexão sobre o modo como esse universo se reflete nos livros didáticos de português dos dois países. Assim neste texto, discutiremos algumas questões de ordem teórico-metodológica que orientaram a realização da pesquisa sobre a poesia nos livros didáticos de português de Moçambique e Brasil. Analisaremos o caso da Educação Comparada e a questão da etnicização e como esta se configura nos livros em geral e nos livros didáticos em particular. Buscam-se, enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que revelam que a poesia constitui, pois, um elemento indispensável à formação dos professores e dos alunos. Espera-se que este estudo possa também contribuir para a reflexão sobre a formação dos leitores. Para ler o texto apresentado no Congresso ISATT2014: formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem (Universidade do Minho - Portugal) "Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo  Moçambique e Brasil" de José de Sousa Miguel Lopes clique na página 1303 aqui

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