sexta-feira, 22 de março de 2024

"Peregrino e hóspede sobre a terra" - Ruy Belo


 


Peregrino e hóspede sobre a terra

 




Meu único país é sempre onde estou bem


é onde pago o bem com sofrimento


é onde num momento tudo tenho


O meu país agora são os mesmos campos verdes


que no outono vi tristes e desolados


e onde nem me pedem passaporte


pois neles nasci e morro a cada instante


que a paz não é palavra para mim


O malmequer a erva o pessegueiro em flor


asseguram o mínimo de dor indispensável


a quem na felicidade que tivesse


veria uma reforma e um insulto


A vida recomeça e o sol brilha


a tudo isto chamam primavera


mas nada disto cabe numa só palavra


abstrata quando tudo é tão concreto e vário


O meu país são todos os amigos


que conquisto e que perco a cada instante


Os meus amigos são os mais recentes


os dos demais países os que mal conheço e


tenho de abandonar porque me vou embora


pois eu nunca estou bem aonde estou


nem mesmo estou sequer aonde estou


Eu não sou muito grande nasci numa aldeia


mas o país que tinha já de si pequeno


fizeram-no pequeno para mim


os donos das pessoas e das terras


os vendilhões das almas no templo do mundo


Sou donde estou e só sou português


por ter em portugal olhado a luz pela primeira vez



 

Ruy Belo


Para ter acesso ao mais recente livro de poesia "Nas sílabas do vento" do autor do blog clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP