sábado, 30 de março de 2024

Navegando pelo cinema

 





O sacrifício de um cervo sagrado




Com um percurso brindado com premiações - sendo a mais notável o Óscar conquistado na categoria de Melhor Filme Internacional, tendo algumas nomeações longe de serem desmerecedoras, como a de Melhor Filme e Realizador - Ryusuke Hamaguchi enfrenta agora o seu próximo grande desafio-dilema: ceder-se à luz do ouro da estatueta americana ou renegar essa escalada numa aposta... como diriam os Monty Python, "agora, algo completamente diferente". E foi isso que aconteceu, seguindo pela última via, invertendo a marcha como realizador de “world cinema”. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui







Esse você precisa ver: "A História Oficial" é um documento sobre memória, dor, e luta por justiça na Argentina




Um povo sem memória é um povo sem futuro”, diz o famoso epíteto. Trata-se de uma frase que ressoa como um lamento na história da América Latina, que ainda se mostra desastrada e desinteressada em lidar com seus fantasmas: afinal, num país como o Brasil – onde se elege aqueles que glorificam torturadores e multidões defendem uma ideia distorcida de “intervenção militar” – ainda nos mostramos incapazes de reconhecer os momentos mais macabros de nossa história com a devida profundidade e senso de importância. Se aproxima a data que marca os 60 anos do início de nossa Ditadura Militar (que se estendeu de 1964 a 1985), um capítulo que se prova cada vez mais relevante para que se entenda muito do que existe de mais sombrio no âmago destes tristes trópicos, apesar de tamanha ignorância e desinformação ainda reinarem nos corações e mentes de tantos. Basta olhar para um de nossos principais vizinhos para testemunhar uma situação bastante semelhante, ainda que fundamentalmente distinta. Para ler o texto de Davi Caro clique aqui









"The Fly": a metamorfose da carne




No guião recebido por Cronenberg, Pogue usara a estrutura do filme de 1958. O protagonista, um cientista, vivia com a mulher numa relação duradoura, não sendo facultado ao espectador o período em que o casal se conhecera e apaixonara. Segundo o cineasta, a abordagem de Pogue era “tratá-los como um casal afligido por uma desgraça”, leia-se, por aquela metamorfose acidental. Para ler o texto de Vítor Ribeiro clique aqui


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