Refexões sobre o tempo presente
Políticas de dominação e o processo pedagógico em bell hooks
O aumento significativo de discursos de ódio e a violência contra minorias sociais revela a sala de aula como microcosmo de uma sociedade estruturada por políticas de violência colonial e patriarcal. Experiências de sala de aula evidenciam contradições que variam em torno de práticas de libertação e/ou dominação de corpos e mentes. O ensaio propõe uma discussão sobre as políticas de dominação e o processo pedagógico na perspectiva da intelectual, ativista social e crítica cultural bell hooks. Sua concepção de educação deriva de sua própria experiência de opressão de classe, raça e gênero, culminando em seu projeto ético-político de educação. Partimos da perspectiva de que a experiência do corpo em sala de aula pode ser lócus privilegiado de reflexões críticas dos sistemas interligados de opressão. Para ler o texto de Lucas Antunes Machado clique aqui
Vem aí lançamentos de: Marx, Engels, Lênin, Lélia Gonzalez, Nancy Fraser, Vandana Shiva e muito mais
Confira alguns dos lançamentos do primeiro semestre de 2024 clicando aqui
A lição de Lênin
Para resistir aos efeitos da exaustão da guerra, os ucranianos devem se colocar no lugar do alpinista de Vladimir Lênin. Para ler o texto de Slavoj Žižek clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário