Pandemia, neoliberalismo e educação: desigualdades no contexto educacional da rede estadual de Minas Gerais em tempos de Covid-19
No presente artigo apresentaremos algumas considerações sobre a idealização do projeto de ensino remoto
proposto pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de visualizar o espaço educacional que se
moldou perante a pandemia da COVID-19 e das bases neoliberais que se fazem presente na sociedade brasileira,
o que levou a consolidação de um aprofundamento das desigualdades sociais sobre o ambiente educacional. Para
idealização deste estudo usou como base de análise a realidade educacional de uma escola da rede estadual de
ensino na cidade de Papagaios tendo como referência os dados obtidos em relação à participação dos alunos da
instituição nas atividades remotas propostas através dos meios digitais. Para fundamentar o estudo foram utilizados
teóricos como Badiou; Prashad e Borges e Silva. No decorrer do texto discorro sobre a questão social criada pelo
neoliberalismo durante a pandemia, sobre o abismo social forjado pela conjuntura pandêmica no que diz respeito
ao acesso à educação e sobre o modelo de ensino remoto instituído no estado de Minas Gerais e seu funcionamento
diante a vivência escolar e social dos alunos. Para ler o texto de Bruno Geraldo Guimarães Gonçalves, Daniela Oliveira Ramos dos Passos e José de Sousa Miguel Lopes clique aqui
0 comentários:
Postar um comentário