terça-feira, 27 de julho de 2021

Pandemia, neoliberalismo e educação: desigualdades no contexto educacional da rede estadual de Minas Gerais em tempos de Covid-19

 



No presente artigo apresentaremos algumas considerações sobre a idealização do projeto de ensino remoto proposto pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de visualizar o espaço educacional que se moldou perante a pandemia da COVID-19 e das bases neoliberais que se fazem presente na sociedade brasileira, o que levou a consolidação de um aprofundamento das desigualdades sociais sobre o ambiente educacional. Para idealização deste estudo usou como base de análise a realidade educacional de uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Papagaios tendo como referência os dados obtidos em relação à participação dos alunos da instituição nas atividades remotas propostas através dos meios digitais. Para fundamentar o estudo foram utilizados teóricos como Badiou; Prashad e Borges e Silva. No decorrer do texto discorro sobre a questão social criada pelo neoliberalismo durante a pandemia, sobre o abismo social forjado pela conjuntura pandêmica no que diz respeito ao acesso à educação e sobre o modelo de ensino remoto instituído no estado de Minas Gerais e seu funcionamento diante a vivência escolar e social dos alunos. Para ler o texto de Bruno Geraldo Guimarães Gonçalves, Daniela Oliveira Ramos dos Passos e José de Sousa Miguel Lopes clique aqui

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