Literatura: Horror e utopia na obra de Britto García
As provocações de premiado autor venezuelano, inédito no Brasil. Bolivariano porém inquieto, alfineta o comodismo das esquerdas. Fabulador, desvela o horror colonial com fina ironia. Rebelde, propõe semear urgentes utopias na América Latina. Para ler o texto de Rôney Rodrigues clique aqui
Literatura: surge um novo gótico latino-americano?
Em vez do fantástico, o mítico e fantasmagórico. Capitaneada por mulheres, vertente literária aposta no horror e nas distopias para desnudar a crise civilizatória. Em tema, “monstros”, feminismos e a extinção da humanidade. Para ler o texto de Carlos Madrid clique aqui
O irreverente e o ancestral em duas poetas mapuche
Entre o mapudungun e o espanhol, elas foram violentamente privadas da língua materna. Mas na poesia puderam partilhar a cosmovisão, entre o erótico, as utopias e a denúncia do colonialismo. Série mostra a riqueza da poesia originária. Para ler o texto de Patrícia Lavelle clique aqui
Regina Guimarães: uma poética do devir
A descoberta não aconteceu de facto, pelo menos no sentido de um
reconhecimento capaz de ativar os mecanismos da crítica, esse discurso de
mediação entre os autores e os leitores, discurso de apresentação e de
revelação (mesmo quando veicula juízos negativos), e discurso último da
legitimação e do reconhecimento. Talvez a popularidade que a banda rapidamente
alcançou tenha afinal contribuído para a diluição da imagem da poetisa na
imagem da letrista, com todos os preconceitos que esta imagem ainda carrega: a
ideia de ligeireza, de facilidade, etc. Assim, a poesia de Regina continua a
ser até ao presente uma poesia de minorias. Jogo, com alguma ironia, com as
palavras de um título que fui buscar a um jornal de há alguns anos, numa
pesquisa frustrada sobre a obra poética da autora Para ler o texto de Maria de Lurdes
Sampaio clique aqui
Elizeth Cardoso, a voz divina da bossa nova
Cantora, mãe solo e divorciada na década de 1930, pioneira da luta pelo reconhecimento das mulheres na indústria da música, a artista participou de um dos momentos mais importantes da música brasileira. Para ler o texto de Joana Oliveira clique aqui
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