terça-feira, 2 de março de 2021

Thelma Yanagisawa Shimomura & José de Sousa Miguel Lopes: Estudo de caso sobre curso online de educação para o 'Nunca Mais'

 



Este artigo refere-se ao estudo de caso sobre o “Curso de formação em direitos humanos: entendendo a ditadura e as comissões da verdade” que foi ofertado na modalidade à distância em 2018 pela Secretaria de direitos humanos, participação social e cidadania do governo de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com o intuito de compreender a experiência do aluno após ter realizado o referido Curso. Como base teórica, foram abordados conceitos pertinentes à justiça de transição, educação em direitos humanos e educação à distância. A metodologia utilizada foi orientada por pesquisa quantitativa de estudo de caso único e integrado. Em vista dos dados apresentados, infere-se que os alunos deste curso tinham alto nível de escolaridade e avaliaram-no positivamente. Indicaram satisfação quanto aos materiais didáticos, videoaulas, atividades avaliativas e na navegabilidade da plataforma. Porém, deve-se atentar para a dificuldade dos inscritos em acessarem o aceite do regulamento, pré-requisito para iniciarem o curso, como também o número de evasão. Sugere-se a continuidade desta pesquisa de forma longitudinal comparativa com intuito de auxiliar o aperfeiçoamento de políticas públicas educacionais e a democratização do conhecimento. Para acessar o texto de Thelma Yanagisawa Shimomura & José de Sousa Miguel Lopes clique na pág. 58-69 do link aqui


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