domingo, 28 de março de 2021

A memória ensina ou ensina-se a memória?

 




Nunca tivemos acesso a tantos arquivos e documentos como hoje, usando simplesmente um teclado. É desnecessário ir à procura do passado: se quisermos, o passado, nas suas multíplices dobras, está - ainda que no simulacro digital - ao nosso alcance. Está à nossa frente. No entanto, o paradoxo é evidente, pois a facilidade de acesso corresponde não a uma potencialização, mas a uma deterioração da nossa capacidade de reter e entender o passado aproximando-nos dele e de construirmos uma memória menos precária; uma memória que ultrapasse as barreiras das recordações individuais ou das sombras de imagens projetadas nas telas que não remetem para nenhum conhecimento. Para ler o texto de Roberto Vecchi clique aqui




Evolução do cérebro e exercício físico: a simbiose neural 


Novo conceito de ‘exercício verde’ sugere que a atividade física em ambientes naturais é mais saudável e eficaz para modular positivamente a cognição. Para ler o texto de  Walace Gomes Leal clique aqui



0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP