sexta-feira, 13 de junho de 2014

O status do professor: conceitos, evidências ações e reações

Pesquisadores em História da Educação brasileira têm dedicado-se a escrutinar a história da formação docente, demonstrando os processos a partir dos quais ocorreram mudanças no que aqui denominaremos status do professor, ou seja, que representação e que lugar este profissional vem ocupando historicamente no âmbito da sociedade. A partir desta história, algumas visões foram consagradas, sendo uma das mais recorrentes aquela que reitera o professor como profissional ou trabalhador pouco valorizado em termos salariais ou, como afirmam alguns autores, que teve seu trabalho docente precarizado. O período histórico no qual este processo foi sendo aos poucos implementado encontra seu alicerce nas políticas governamentais da época da ditadura militar principalmente a partir do conceito de capital humano, retomado agora nos preceitos da globalização e do neoliberalismo (Frigotto, 1995).
Para ler o texto completo de Tania Mara Tavares da Silva e Hugo R. Lovisolo clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP