domingo, 15 de junho de 2014

EUA: a emergência das "comunidades de idosos"

Manifestantes protestam diante da lanchonete, que chamou polícia para expulsar idosos (alguns dos quais coreanos) que ocupavam cadeiras consumindo pouco
Manifestantes protestam diante da lanchonete, que chamou polícia para expulsar idosos (alguns dos quais coreanos) que ocupavam cadeiras consumindo “pouco”

Por que as pessoas vivem nas cidades? Obviamente há várias razões que vão desde oportunidades de trabalho até fácil acesso a manifestações culturais. Mas, para nossos propósitos, uma das razões é a independência. Diferentemente de lugares rurais ou suburbanos, onde a movimentação depende em grande parte de se possuir um carro, os centros urbanos têm muitas opções para as pessoas circularem pela cidade, graças a bairros populosos acessíveis a pé e à grande malha do transporte público.
Independência também é um dos principais motivos para se envelhecer nas cidades. Em parte, este desejo ocasionou o aumento na tendência de aglomeração de idosos nas cidades. Tais agrupamentos foram observados em 1986 pelo professor da Universidade de Wisconsin-Madison, Michael Hunt, que os nomeou espontaneamente de comunidades de terceira idade ou NORCs [em inglês, Natural Occurring Retirement Communities]. Estas comunidades não foram construídas propositalmente para os idosos; elas evoluíram de forma natural devido ao envelhecimento dos adultos naqueles locais.
Para ler o texto completo Tod Newcombe clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP