domingo, 1 de junho de 2014

LEITURAS DE 'VEJA': Sobre mitologias, planetas e educação


O domingo do Dia das Mães me obrigou a uma folheada rápida nas revistas que me chegaram em casa. Adiei a leitura detalhada em nome do compromisso familiar. Um texto intitulado “Professores, acordem” fez-me deduzir, ingenuamente, que era alguém dizendo algo como: professores, acordem, vocês devem reivindicar condições, vocês têm poder ou algo similar, só me esquecendo do “detalhe” mais importante: o texto estava na revista Veja. Os compromissos da semana fizeram-me esquecer de retomar o texto. Quinta-feira, durante minha aula no mestrado, minhas alunas (professoras na rede pública) perguntam-me: “Professora, leste o texto do Gustavo Ioschpe, na Veja?” Encurtei o tempo do meu cafezinho para lê-lo antes de retomarmos as nossas questões de ensino de gramática e soluções teóricas para práticas em construção.
Quando finalmente inteirei-me do assunto, senti vergonha alheia e dupla: da Veja e do tal economista que se mete a escrever sobre educação. Ops, ele, na verdade, é um economista que busca “respostas” para a educação, ou parece buscar, ou diz buscar, enfim. O grande problema é que ele busca seus dados numa realidade de Pequeno Príncipe, pois diz a lenda que Ioschpe habita um planeta solitário. O senhor é ruim em geografia básica. Fez-me rir quando li “não deve haver, nos 510 milhões de quilômetros quadrados deste nosso planeta solitário, um grupo mais obstinado em ignorar a realidade que o dos professores brasileiros”. Planeta solitário? De qual realidade tiraste esta informação? Solitário? E os outros planetas? Se ele pretendeu dizer que é planeta solitário por ser o único habitado por seres, não conseguiu.
E lamento informá-lo, Gustavo, que esta solidão é posta em xeque e a ciência gasta milhões para descobrir se há vida no espaço. Ioschpe, junte-se a nós. Aqui no planeta Terra somos muitos. No Brasil então, nem se fala.
Para ler o texto completo de Tânia Guimarães clique aqui
Leia sobre o mesmo tema o texto “Acuados pelo medo” de Genisson Santos clicando aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP