segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eu também tenho um sonho

Martin Luther King
Celebraram-se 50 anos do famoso discurso I Have a Dream de Martin Luther King.
Foi há cinquenta anos que o Reverendo Martin Luther King, em Washington, proferiu um dos mais célebres discursos de todos os tempos. O I Have a Dream marcou a história e, hoje ainda, é relembrado e homenageado por pessoas comuns, políticos, activistas, estudantes, artistas e muito analisado nas aulas de hermenêutica, retórica nos cursos de comunicação.
Cinquenta anos depois, será que o sonho se realizou?
Quando Barack Obama foi eleito irradiou no coração de milhões de pessoas a esperança de que a América ia mudar a sua política interna e externa. Os profetas da hipocrisia e os adeptos das grandes ilusões apressaram-se a anunciar o fim do racismo e a apregoar a chegada de uma sociedade pós-racial. Yes, We Can tornou-se um slogan popular. Deste lado do oceano, a comunidade africana, e não só, também todos aqueles e aquelas que estavam fartos do tirano do George Bush e das suas guerras, celebraram a “vitória”.
Em África, os africanos corriam e gritavam pelas ruas, faziam festa e viam a eleição de Obama como uma segunda reconquista da liberdade. A eleição de Obama simbolizou uma vitória de todos os povos de cor e oprimidos do mundo. Criou-se a expectativa de que Obama melhoraria a política externa americana e colocaria um stop na política colonialista e genocida do Estado Sionista de Israel.
Para ler o texto completo da Plataforma Gueto clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP