quarta-feira, 11 de setembro de 2013

COBERTURA DOS PROTESTOS: Os ninjas da GloboNews


O Brasil e a Globo não param de nos surpreender. Depois de assumir a “culpa” pelo apoio ao golpe militar de 1964 na última semana, agora a GloboNews, o canal de notícias 24 horas, resolveu colocar no ar suas novas estrelas: os repórteres “ninjas” globais.
Na cobertura ao vivo dos protestos no Dia da Independência, no Rio de Janeiro, a emissora utilizou repórteres que transmitiam os protestos de rua ao vivo via celular e não apareciam. A narração também era diferente, espontânea e improvisada. Uma ousadia de sons, imagens e palavras para os rígidos padrões da Globo.
Trata-se de uma grande inovação para o telejornalismo brasileiro. Esses novos repórteres ninjas da GloboNews estava no chão e certamente não portavam identificações ou canoplas da emissora. Ao contrário da maioria dos colegas globais, eles permaneceram anônimos e se arriscaram muito ao se aproximarem dos protestos.
Os ninjas globais não subiram nos telhados ou restringiram a cobertura às cabines dos helicópteros. Trata-se de uma grande evolução da estratégia “abelha” de cobertura jornalística para TV. No passado, outros repórteres como Aldo Quiroga, na TV Cultura de São Paulo e Luís Nachbin, na Globo, para citar poucos exemplos, adotaram essa nova forma de narrativa audiovisual – mas jamais transmitiram eventos ao vivo pela TV.
Para ler o texto completo de Antonio Brasil clique aqui

0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP