terça-feira, 22 de março de 2022

O universo do fantástico na produção contista de Mia Couto: potencialidade de leitura em alunos do ensino básico

 





Em O universo do fantástico na produção contista de Mia Couto: potencialidades de leitura em alunos do Ensino Básico, efetuamos uma revisão dos pressupostos teóricos do conto, género narrativo privilegiado pelos escritores atuais da América Latina e África lusófona; apontamos as linhas de força da poética do fantástico, com especial relevo para as suas funções sociais; apresentamos os eixos históricos e temáticos da literatura moçambicana inserida no contexto das literaturas africanas de/em Língua Portuguesa. Neste estudo, identificamos também os vectores estruturantes presentes na produção contista de Mia Couto: a recuperação da ancestralidade, a afirmação da moçambicanidade e a procura da universalidade. Ao mesmo tempo, procuramos justificar a nítida opção do autor pela narrativa breve de índole fantástica. Estamos, assim, perante um fantástico que procura a subversão e a transgressão como forma de destituir um sistema social rígido e implementar uma nova ordem política, social e moral. A este propósito, problematizamos a dimensão da modalidade fantástica em Mia Couto (dimensão escatológica), bem como os procedimentos retóricos mais significativos, através dos quais o autor veicula a sua ideologia e subverte os cânones sociais: a hipérbole, a ironia e a alegoria. Verificamos, igualmente, após um trabalho no terreno com alunos e com professores do 2º Ciclo do Ensino Básico, que os contos miacoutianos possuem potencialidades de leitura neste nível de Ensino. Para ter acesso ao conteúdo integral da dissertação de Mestrado da autoria de António José Marques Martins clique aqui

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