Navegando pelo Cinema
Filme argentino
'Minha obra-prima' é critica com humor corrosivo ao ambiente esnobe do mercado
de arte e mostra como idosos lutam para sobreviver. Para ler o texto de Léa Maria Aarão Reis clique aqui
No documentário
'Flores do Cárcere', ex-presidiárias voltam à prisão onde foram filmadas em
2005. Para ler o texto de Carlos Alberto Mattos clique aqui
A comédia como preparação da morte
Humor fúnebre e
observação dramática da perda do pai se combinam em 'As Mortes de Dick Johnson'.
Para ler o texto de Carlos
Alberto Mattos clique aqui
Breve tentativa de pensar “o herói” a partir de uma peça de
roupa, que é a t-shirt interior de alças normalmente branca formely
known as “wifebeater” ou Parte #1 de uma reflexão from wifebeaterism to
saviourism. Como escrevia Derrida no seu “Archive
Fever”, Let us not begin at the beginning, nor even at the archive. Porque que se
tivéssemos de ir ao princípio teríamos de falar de Saussure e de Barthes, de
Benjamin e de Simmel, e até vou faze-lo, mas não é para já. Para ler o texto
de Patrícia Azevedo da Silva clique aqui
Fantasmas do Império: "O cinema colonial é património comum"
“O cinema colonial é sempre um confronto de dois olhares. Mesmo
que um dos olhares esteja completamente subjugado, ele está lá. Há um momento
em que alguém, que foi apanhado pela câmara, olhou para a câmara e, de repente,
num simples olhar, transmite um mundo que, aparentemente, na retórica do filme,
está completamente esquecido ou está completamente subjugado. Nenhum realizador
colonialista, por mais que queira fazer propaganda, consegue fazer um plano
escondendo toda a realidade”. Para ler o texto de Mariana Carneiro clique aqui
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