quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

"Adoração" - Guerra Junqueiro




 

Adoração

 

 

 




Eu não te tenho amor simplesmente.


A paixão em mim, não é amor, filha, é adoração!


Nem se fala em voz baixa à imagem que se adora.


Quando da minha noite eu te contemplo, aurora,


E, estrela da manhã, um beijo teu perpassa


Em meus lábios, oh! Quando essa infinita graça


Do teu piedoso olhar me inunda, nesse instante


Eu sinto – virgem linda, inefável, radiante,


Envolta num clarão balsâmico de Lua,


A minh’alma ajoelhar, trémula, aos pés da tua!


Adoro-te!... Não és só graciosa, és bondosa:


Além de bela és santa; além de estrela és rosa.


Bendito seja Deus, bendita seja a Providência


Que deu o lírio ao monte e à tua alma


                                                              ( a inocência,


O Deus que te criou, anjo, para te amar,


                                                                                                    E fez do

 mesmo azul o Céu do teu olhar!...

 

 

 



Guerra Junqueiro

(Portugal, 1850-1923)

 

 


Para ler o Prefácio da 2ª edição do livro CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE: Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural” do autor do blog clique aqui


Para adquirir o livro, sob demandaclique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP