Navegando pelo cinema
'Bora ao "Club"?
“Club”, uma palavra censurada, um destino interdito, o “fruto proibido”, a tentação (ou será melhor obsessão) de Miguel (Miguel Ângelo Santarém), jovem que lida com a sua frágil existência, desejando conquistar o lugar (essa tal “heresia”) como fim de uma longa e “desmerecida” viagem. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui
"Broker": 'babylifters'
Uma das imagens que ficam impressas de Manbiki kazoku (Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões, 2018) é a forma como Koreeda filmava os espaços da casa. A proximidade dos membros da improvável família de pequenos criminosos ia ajudando a compor – através dessa forma cinematográfica – um calor que, minando os espaços institucionais do afeto, retraçava as ideias de família e de comunidade. Quatro anos depois, e com um “filme francês” pelo meio ["La verité" (A verdade, 2019)], Koreeda parece ter sentido vontade de voltar a esse seu tema: o calor produzido por formas não institucionais de família como critério para habitar os fugazes momentos de felicidade. Para ler o texto de Carlos Natálio clique aqui
A importância do personagem dramático na comédia
Os desafios da criação do personagem na “dramédia”, gênero do cinema e televisão mais perseguido no Brasil, que acerta na comédia, mas erra no drama. Para ler o texto de Hermes Leal clique aqui
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