Navegando pelo cinema
"Aftersun": o amor nas ambivalências da memória
Filme de Charlotte Wells revisita, nas incertezas das recordações de uma viagem de férias, a difícil conexão entre pai e filha. Em intrincada elaboração, a câmera busca os fragmentos do vivido – latentes, mas que escapolem fora do plano. Para ler o texto de Pedro Pennycook clique aqui
Caminhando entre gigantes: Paul Vecchiali, um homem maior que a vida
Paul Vecchiali nunca acreditou em fazer parte da História do Cinema, o que não lhe impossibilitava de atormentar as suas próprias bases. Provocador, como muitos lhe apelidavam, digamos mesmo que era um prolífico, um polivalente, um homem de “mangas arregaçadas” no que requer à prática de “fazer Cinema”. Para ler o texto de Hugo Gomes clique aqui
"Frágil": apontamentos sobre o cinema da amizade
Em 1969, o pintor Carlos Calvet foi à praia. Não estava sozinho, bem pelo contrário. Junto à rebentação violenta das ondas do Guincho, o pintor (que na época já se havia libertado do círculo surrealista e se afirmava como promotor nacional da arte pop) empunhava a sua câmara de 8mm e apontava-a para uma série de amigos que ali se tinha reunido para uma ação promovida por Noronha da Costa (também ele pintor primeiro e realizador depois), no âmbito de uma tal de Oficina Experimental de Ernesto de Sousa (que, inversamente, foi primeiro realizador e só depois artista plástico). Para ler o texto de Ricardo Vieira Lisboa clique aqui
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