quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

"O meu poema azul" - Adão Cruz





 O meu poema azul

 

 




Não sei fazer uma rosa nem me interessa


não sei descer à cidade  cantando


nem é grande a pena minha.


Não sei comer do prato dos outros nem quero


não sei parar o fluir dos dias e das noites


nem isso me apoquenta


não sei recriar o brilho do poema azul…


…e isso dá-me vontade de morrer.


Procuro para além das sílabas e dos versos


a voz poderosa mais vizinha do silêncio


o meu poema azul…


o suspiro de Outono onde a brisa se aninha


no breve silêncio do perfume do alecrim.


Lugar das palavras e dos versos


no caminho do teu rosto junto ao rio dos teus olhos


onde a vida se faz  poema


e o mar se deita nos lençóis de luz do fim do dia.


Procuro para lá das sílabas e dos versos


encontrar meu barco à entrada do mar


onde repousa teu corpo entre algas e maresia


meu amor perdido num campo de violetas.


O meu poema é tudo isto


que me vive que me ilude que me prende


ao lugar azul que procuro dia e noite


por entre os versos do meu ser.


O poema mais lindo da minha vida ainda não nasceu


não tem asas nem olhos nem sentimento


que o traga um dia o vento se vento houver


que a saudade o encontre onde ele estiver.


Dizem que no cimo dos pinheiros ainda é primavera


mas tão alto não chego.


Mais à mão


molho a minha camisa primaveril


no regato cristalino


que vai correndo por entre os dedos


num solo de violino.


Vestido de tempo sem espaço e de espaço sem tempo


tento fundir a neve com o calor da nudez


em versos que tecem mais tarde ou mais cedo


o mundo das sombras.


Não sei colher uma rosa


nem sei descer à cidade cantando


sou apenas aquele que ontem dormia


sobre um poema azul


e das asas da ilusão se desprendia.


Sou aquele que ontem se despia


nos braços do poema que vivia.


Sou aquele que ontem habitava


em silêncio


o poema que acontecia.


Sou aquele que ontem sonhou…

 

em vão…


com o poema azul de mais um dia.


 

 

Adão Cruz



Para ler o Prefácio da 2ª edição do livro CULTURA ACÚSTICA E LETRAMENTO EM MOÇAMBIQUE: Em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural” do autor do blog clique aqui


Para adquirir o livro, sob demandaclique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP