Moçambique - O Decenário do Ensino Superior: Do Laissez-Faire à (des)regulação neoliberal 1993 - 2003
No ensino superior, a implementação da primeira Lei 1/93 veio abrir espaço para o surgimento das primeiras iniciativas de provisão da educação superior por entidades não públicas. Assim, podemos falar de diferentes fases, estágios, ondas, ou até gerações de instituições de ensino superior (IES) em Moçambique. Para ler o texto de Patrício Langa e Jorge Ferrão clique aqui
bell hooks – professora, teórica
feminista e crítica cultural nos provoca ao dizer que o esforço
primário para erradicar a opressão e discriminação, em todas as suas formas, é o movimento feminista,
já que o objetivo não é igualar-se aos homens, mas sim,
erradicar o que produz a separação entre nós. Todas e todos nós! As assimetrias
que mulheres e homens vivem e refletem o mundo, partem de diferentes espaços.
Um deles é a escola, que é constituída por categorias dicotômicas de sexo, gênero
e sexualidade. A pedagogia feminista surge como aliada à educação, como prática de
liberdade para promover aprendizagens de equidade de gênero e o
respeito às diferenças. Sendo assim, a proposta central deste estudo é analisar as contribuições do
pensamento político-pedagógico da referida hooks à educação em Direitos
Humanos. Para tanto, foi conduzido um estudo bibliográfico, cujo foco é averiguar
no material teórico-conceitos, fundamentos e um
conjunto de ações estruturadas acerca da pedagogia feminista cunhada por hooks. Para ler o texto de
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