Navegando pelo cinema
Dez filmes num livro sobre o cinema político brasileiro para tirar "os morcegos do baú"
Autoritarismos no Brasil: o olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas, da autoria de Lídia Mello (ed. Outro Modo) é um livro sobre cinema político. O livro reúne dez filmes que, como sugere uma das cineastas entrevistadas, Beth Formaggini, tiram “os morcegos do baú”, porque há que conviver com eles para resolver questões em aberto na sociedade brasileira. Os filmes foram realizados entre 2011 e 2019. Segundo a autora, neste período registou-se, no Brasil, o maior número de lançamentos de filmes sobre a Ditadura Civil-Militar assinados por mulheres cineastas. Para ler o texto de Anabela Roque clique aqui
'Casablanca' - 80 Anos Depois
Na era de ouro do cinema norte americano a toda poderosa Warner lançava, ao menos, um filme por semana e fazendo com que facilmente alguns deles entrassem para a história. Cada filme pertencia há um gênero, mas havia um ou outro que era muito difícil de ser classificado. A obra prima de Michael Curtis, "Casablanca" (1942) é um dos desses casos que muitos até hoje se perguntam de qual gênero o filme pertence, pois ele acabou se tornando algo único e que talvez não pertença em nenhum grupo especifico. Para ler o texto de Marcelo Castro Moraes clique aqui
'O Menu': criatividade aflora em filme de sabor perverso
“Grupo de pessoas vai a um local isolado e…”. Bem, geralmente são filmes de terror que começam com uma premissa assim, não é? O Menu, do diretor Mark Mylod, não deixa de ser um terror, mas sua maior qualidade é a de promover uma mistura, que o torna um prato elaborado, para pegar emprestada a metáfora culinária da história. Além de terror, é também uma comédia sinistra, uma sátira sobre o processo de criação artística e uma obra que se delicia em fazer gente do 1% da sociedade se dar mal. Para ler o texto de Ivanildo Pereira clique aqui
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