sábado, 21 de maio de 2022

Novidade editorial CLACSO

 


 
 
A pandemia de Covid-19 expôs ainda mais as vulnerabilidades da humanidade, ao mesmo tempo que acentuou as desigualdades pré-existentes. No entanto, ele também destacou seus pontos fortes, não apenas em termos de vacinas criadas em tempo recorde (embora distribuídas de forma terrivelmente desigual), mas também em termos de destacar a importância dos sistemas de saúde.

A iniciativa SOLIVID, composta por 34 grupos de pesquisa da América Latina e Europa, foi criada em abril de 2020 como um sistema de metadados sobre ações solidárias em escala internacional que surgiram no quadro da pandemia. Neste volume, editado em colaboração com a Universidade Autónoma de Barcelona, ​​43 autores procuram estudar e divulgar estas ações coletivas de solidariedade, que fornecem elementos para o debate e recursos para uma análise panorâmica.
 










Lídia Jorge:  A literatura, uma arte triunfal 




Enquanto escritora sinto-me uma construtora da vida marginal, ou mais propriamente uma espécie de testemunha do tempo que passa. No plano da mudança social, o facto de nos termos integrado na Europa, depois da Revolução, colocou em estado de stress um país que mantinha demasiados traços arcaicos, e o percurso rápido que precisou de fazer pôs em evidência conflitos profundos da sociedade portuguesa. Foi necessário um esforço estoico por parte da população. Em situações desse tipo, as questões ontológicas colocam-se com grande agudeza. Faço parte do grupo dos escritores que tornaram essa mudança social e histórica literariamente visível, mas a partir do palco interior das personagens, a partir de uma olhar individual transfigurado. Para ler a entrevista de Lídia Jorge clique aqui


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP