quinta-feira, 19 de maio de 2022

"Princípio do dia" - Rui Knopfli


 


Princípio do dia

 

 

 


 

 

 

 


Rompe-me o sono um latir de cães


na madrugada. Acordo na antemanhã


de gritos desconexos e sacudo


de mim os restos da noite


e a cinza dos cigarros fumados


na véspera.


Digo adeus à noite sem saudade,


digo bom-dia ao novo dia.


Na mesa o retrato ganha contorno,


digo-lhe bom-dia


e sei que intimamente ele responde.




Saio para a rua


e vou dizendo bom-dia em surdina


às coisas e pessoas por que passo.




No escritório digo bom-dia.


Dizem-me bom-dia como quem fecha


uma janela sobre o nevoeiro,


palavras ditas com a epiderme,


som dissonante, opaco, pesado muro


entre o sentir e o falar.




E bom dia já não é mais a ponte


que eu experimentei levantar.


Calado,


sento-me à secretária, soturno, desencantado.



(Amanhã volto a experimentar).



 

 

 

 

 

 

Rui Knopfli



(Poeta moçambicano)


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP