sábado, 28 de maio de 2022

"Se minha Nise falasse" - Andrezão Simões


 


Poema em resposta ao veto do presidente*

 



Se minha Nise falasse






Quem é você pra julgar a minha história


Quem é você pra vetar nossa memória


Seu veto não me veta


Seu veto não me afeta


Sou mulher do mundo inteiro


Sou do povo brasileiro


Você veta hoje, eu voto amanhã


Você veta hoje, eu voto amanhã


De Alagoas, nordestina


Em Salvador fiz medicina


Psiquiatra feminina


Fui no coração da loucura


Amei animais, cholinhas e bichanos


Amei o bicho, humano, insano


Enfrentei desventura e ditadura


Nasci de heróis e heroínas


Sabe aquela rosa do fuzil


Sabe a coragem das meninas


Estou no florescer desse Brasil


Vivo em tanta gente


Na poesia ou na imagem


Que brota lá do inconsciente


Com flor de Rosário na bagagem


Arte liberta indigente


Arte derruba prepotente


Arte levanta uma nação


Arte cura o cidadão


E já que sua caneta é miúda


e sua ignorância é graúda


Agradeço a homenagem


E para a tal sacanagem


Faço agora como meu gato


Levanto o rabo e nem dou papo.






Andrezão Simões (25/05/2022)


(É produtor artístico e terapeuta junguiano).



Nise Magalhães da Silveira OMC (Maceió, 15 de fevereiro de 1905 — Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1999) foi uma médica psiquiatra brasileira. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil. Foi aluna de Carl Jung. Dedicou sua vida ao trabalho com doentes mentais, manifestando-se radicalmente contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Nise ainda foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais.



*Bolsonaro vetou no dia 25/05/2022 a inscrição de Nise da Silveira no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria".


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP