quinta-feira, 21 de abril de 2022

Navegando pelo cinema






A Guernica de Bergman




Não é raro ler ou ouvir, em diversas mídias, a expressão “ovo da serpente”, com o sentido de algo maligno que está sendo gestado ou chocado. Pode ser uma referência ao passado recente da Ucrânia, pode ser ao presente do Brasil. O sentido está inexoravelmente ligado ao surgimento do nazismo, por causa de um filme de Ingmar Bergman, lançado em 1977: "O ovo da serpente". Um filme que pode ganhar dimensões ciclópicas (e profiláticas), se for suficientemente divulgado, Para ler o texto de Daniel Brazil clique aqui






FILME INTEGRAL - "O ovo da serpente", de Ingmar Bergman (1977)



Produzido pelo badalado Dino De Larentiis, com colaboração germano-americana, "O Ovo da Serpente", de Ingmar Bergman, é possivelmente a melhor reprodução cinematográfica sobre República de Weimar, considerando, além da recriação do período, as questões sociais, políticas, jurídicas, culturais, antropológicas e ideológicas; e do surgimento do nazismo na Alemanha, embora ainda valha a pena lembrar que Rainer Werner Fassbinder igualmente nos legou uma gloriosa contribuição sobre o tema, em sua série para a TV, "Berlin Alexanderplatz" (1980), onde percorre o período com profundidade amarga através de suas personagens não menos atormentadas que o mundo onde viviam. Bergman escreveu o roteiro sob meticulosa pesquisa histórica e nele retratou com muita fidelidade os primeiros passos de uma sociedade que, já dividida em organização física e teórica, desembocaria nas mãos do nacional-socialismo a partir de 1933. Para assistir ao filme "O ovo da serpente" (1:59:24) clique aqui









Uma história de agressões e resistência 




O filme "O território" escolhido para encerrar o festival tem a qualidade e a urgência necessárias para esse destaque. É uma coprodução do Brasil com a Dinamarca e os EUA, levando o selo National Geographic. Entre os produtores consta o nome de Darren Aronofsky, diretor de "Réquiem para um Sonho", "Cisne Negro" e "Mãe!". No Festival de Sundance, ganhou os prêmios do público de melhor documentário da seção World Cinema e do júri na categoria de destreza (craft) em documentário. Para ler o texto Carlos Alberto Mattos clique aqui

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