sexta-feira, 29 de abril de 2022

"Manifesto contra a letra-munição e a palavra-arma que fazem do dia-a-dia terreno de batalha para almas baldias" - Fernando Rios

 




Manifesto contra


a letra-munição


e a palavra-arma


que fazem do dia-a-dia


terreno de batalha


para almas baldias



 

Para Sofia,


Neta de dezesseis meses que já se comunica por beijos e carinhos.


Que assim seja.




 

I


 

que palavra é essa


que fere além da boca


que morde, estraçalha


e sem qualquer ciência


transforma em tralha


toda possível consciência



 

que palavra é essa


assim mal dita


que seria benfazeja


(se fosse bem dita)


como a mesma mão


que se muda de tapa e soco


para carinho suave emoção



 

que palavra é essa


que grita, atemoriza


aterroriza


e faz do diálogo


um monólogo narcisista


de uma gente amiga


uma estranha inimiga



 

que palavra é essa


que afasta


transforma uma praça diálogo da paz


em tormenta de batalha


monólogos de guerra


e deixa no corpo


as letras-estilhaços


explodidas de uma boca-granada



 

que palavra é essa


que uso no cotidiano


e que não sei


que avaria ela causa


porque ela não me deixa ver nada


além do meu próprio nariz



 

que palavra é essa


que uso sem saber


que é um dardo envenenado


uma bala azeda


que sai enviesada


penetra fundo pelo ouvido


sem passar pelo coração


vira a cabeça de quem ali


amigo irmão conhecido desconhecido


expõe entranhas falácias e medos


porque não queremos mostrar


aquilo que somos,


arremedos


do que gostaríamos de ser



 

que palavra é essa


que o tempo todo


uso como ameaça


para lutar contra a sorte azar


virtude fortuna


maquiavelicamente construída


e fazer de mim um falso forte



 

essa fala, contudo


mal criada


não muda nada


porque continuo assim


sempre frente a frente


sem escapar de mim



 

que palavra é essa


que quando me dou conta


bumeranguemente


me expõe ao vazio


entranhamente vazio


eu


um corpo em terreno baldio



 

 

II


 

quero tirar a palavra guerra da minha fala


já que não posso ainda tirá-la da vida afora


quero tirar a palavra luta da minha fala


porque não posso ainda tirá-la da vida que em outros assola


quero tirar a palavra arma da minha fala


já que não posso ainda tirá-la da mão assassina


quero tirar a palavra metralhadora da minha fala


já que não posso ainda tirá-la da linha de frente


quero tirar a palavra exército da minha fala


já que não posso ainda e ainda excluí-la dos impérios nações


quero tirar a palavra soldado da minha fala


já que não posso ainda transformá-lo em ave solta


quero tirar a palavra fuzil da minha fala


já que não posso ainda tirá-la do olho cego dos raivosos


quero tirar a palavra granada da minha fala


já que não posso ainda enterrá-la na areia movediça


quero tirar a palavra revólver da minha fala


já que não posso ainda removê-la das mentes covardes e dedos insanos


quero tirar a palavra trincheira da minha  fala


já que não posso ainda transformá-la em canteiro de bons sabores e odores



 

quero usar na minha fala


somente tudo o que seja calma e verdade


e sobretudo


que não destrua


nem a minha nem a sua


alma irmandade



 

quero usar na minha fala


isto sim e sempre


ao invés de intrépidos e dolorosos torpedos


suaves, simples e claros argumentos



 

III



 

quero tirar algumas palavras da minha vida


já que não posso excluí-las do dicionário


porque não posso tirá-las da cabeça dos incautos



 

quero tirar a palavra bala irada da minha fala


e transformá-la num sempre doce alimento



 

porque a bala que se aninha e se aloja


provoca um sangrento ferimento


tanto no corpo animado


como no pensamento



 

falo em metáfora bala


como qualquer armamento


porque são letras soltas


que em dado momento


desconstroem uma cabeça


e com uma simples sentença


destroem qualquer sapiência



 

IV

 



há que cuidar das letras


e temperá-las com aromas


que as transformem em perfumes


ou saborosos sabores


daqueles comidos em família


sangue  ou não do meu sangue


sem ser exangue



 

quero brincar com as letras


e com elas criar palavras


sensíveis, verdadeiras, possíveis


como paz, amor, carinho, solidariedade,


e usá-las à vontade


sem medo nem vergonha


e tentar que elas pouco a pouco


afastem calma  e suavemente


o ódio, a raiva, a inveja, a maldade



 

vamos juntar letras areias e barros


e criar palavras tijolos e paredes


e construir novas moradas


para cabermos todos inteiros


nos nossos todos momentos


quando somos grandes ou pequenos


mas somos


e conscientemente


existimos



 

vamos juntas letras sementes


e criar hortas, canteiros, pomares, florestas


e criar alimentos


daqueles que se almoça e janta


para sonhar intensamente a noite


e comemorar um novo dia



 

vamos juntas letras notas musicais


e cantar em coro a alegria de sorrir



 

vamos juntar letras


e construir palavras


e então


poder olhar


depois da tempestade


um arco-íris


num horizonte porvir



 

o alfabeto é nosso


as letras estão aí


e as palavras...



 

só nos faltam ciência, coragem e consciência


para reconstruir talvez as mesmas palavras


para um novo nosso dicionário


que humanize pacificamente


por noites e manhãs


toda a nossa fala hoje amanhã dia após dia



 

 

 

 

Fernando Rios


0 comentários:

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP