Franco Berardi
O
fio condutor do presente artigo são as considerações acerca da pandemia
apresentadas por Franco Berardi em Crônicas da Psicodeflação. O ponto de
partida desse livro é o encontro entre o organismo superexcitado da humanidade
e um vírus que, vindo de fora da máquina capitalista, obrigou os corpos a
desacelerar, conduzindo a um estado de psicodeflação. Analisando esse estado
sob a perspectiva do esgotamento, do niilismo do grande cansaço, caracterizado
por Nietzsche, procuramos atender ao desafio apresentado por Berardi: preparar
a saída da pandemia imaginando o possível. É nesse exercício de pensamento que,
a partir da filosofia nietzschiana, discutimos a noção de educação estética
para pensar em um contramovimento ao esgotamento. Para ler o texto completo de
Laurici Vagner Gomes clique aqui
Revista "Educação Em Foco", v. 25 n. 45, 2022
A revista apresenta o Dossiê “Educação em Tempos de pandemia e os desafios aos docentes e discentes”. Este aborda temas relacionados às questões do ensino remoto durante a pandemia tanto para docentes, quanto para discentes e suas famílias. Assim, visa problematizar temas como ensino e aprendizagem, dificuldades encontradas no trabalho e no estudo, juntamente com alternativas encontradas diante da imprevisibilidade. Em textos escritos a partir de pesquisas realizadas por autores/as nacionais e internacionais apontam caminhos encontrados para continuar o processo educativo. Fica evidente um trabalho realizado com vistas achegar até os/as discentes conhecimentos, discussão crítica e, também, afetividade. Para cessar o conteúdo integral da revista clique aqui
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| Este livro foi co-publicado com a Friedrich-Schiller-Universität Jena e abre uma nova coleção do CLACSO, "Diálogos", que busca promover o diálogo e a cooperação entre a academia europeia e latino-americana. Este artigo visa desenvolver progressivamente uma nova sociologia do capitalismo e da mudança social na e da América Latina, além de alimentar a discussão com a sociologia crítica alemã e, em particular, com a chamada "Escola de Jena", cujas referências são Klaus Dörre , Stephan Lessenich e Hartmut Rosa. |
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