sábado, 30 de abril de 2022

Laurici Vagner Gomes: Pandemia, psicodeflação e educação estética

 

Franco Berardi
Friedrich Nietzsche



O fio condutor do presente artigo são as considerações acerca da pandemia apresentadas por Franco Berardi em Crônicas da Psicodeflação. O ponto de partida desse livro é o encontro entre o organismo superexcitado da humanidade e um vírus que, vindo de fora da máquina capitalista, obrigou os corpos a desacelerar, conduzindo a um estado de psicodeflação. Analisando esse estado sob a perspectiva do esgotamento, do niilismo do grande cansaço, caracterizado por Nietzsche, procuramos atender ao desafio apresentado por Berardi: preparar a saída da pandemia imaginando o possível. É nesse exercício de pensamento que, a partir da filosofia nietzschiana, discutimos a noção de educação estética para pensar em um contramovimento ao esgotamento. Para ler o texto completo de Laurici Vagner Gomes clique aqui








Revista "Educação Em Foco", v. 25 n. 45, 2022 







A revista apresenta o Dossiê “Educação  em Tempos  de pandemia  e  os  desafios  aos  docentes  e  discentes”. Este aborda temas  relacionados às questões do ensino  remoto  durante  a  pandemia tanto  para  docentes,  quanto  para  discentes  e  suas  famílias. Assim, visa problematizar temas como ensino e aprendizagem, dificuldades encontradas no trabalho e no estudo,  juntamente  com  alternativas  encontradas  diante  da  imprevisibilidade.  Em  textos escritos a partir de pesquisas realizadas por autores/as nacionais e internacionais apontam caminhos encontrados para continuar o processo educativo. Fica evidente um trabalho realizado com vistas achegar até os/as discentes conhecimentos, discussão crítica e, também, afetividade. Para cessar o conteúdo integral da revista clique aqui





 
Retorno após o contágio
Retorno após o contágio
 
Este livro foi co-publicado com a Friedrich-Schiller-Universität Jena e abre uma nova coleção do CLACSO, "Diálogos", que busca promover o diálogo e a cooperação entre a academia europeia e latino-americana. Este artigo visa desenvolver progressivamente uma nova sociologia do capitalismo e da mudança social na e da América Latina, além de alimentar a discussão com a sociologia crítica alemã e, em particular, com a chamada "Escola de Jena", cujas referências são Klaus Dörre , Stephan Lessenich e Hartmut Rosa.
 

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